Abaixo, para começar bem, uma foto do principal jogador israelense do momento. Yosi Benayoun, meia do West Ham da Inglaterra, em partida contra a Suíça, pelas eliminatórias da Copa de 2006.

Comecemos com
pequenas curiosidades?
Consta nos arquivos da Associação Israelense de Futebol que a primeira partida internacional da seleção ocorreu em 16 de Março de 1934 (apesar do país ter-se tornado independente apenas em 1948). Atuando sob o nome "Palestina/Eretz Israel", o selecionado foi até o Cairo, no Egito, e perdeu para a seleção da casa por 7 a 1.
O gol de honra foi marcado por Avraham Nudelmann quando o jogo já estava 6 a 0. O destaque da seleção egípcia foi o atacante Rifai "El Tech", autor dos primeiros três gols do jogo. Interessante dizer que o time visitante jogou com um uniforme idêntico ao da seleção inglesa da época (camiseta branca e calção azul). A diferença era o nome "Eretz Israel" (Terra de Israel) bordado na camisa.
O jogo consta como partida válida pelas eliminatórias da Copa de 1934. As treze mil pessoas que compareceram ao British Army Ground, no Cairo (incluindo o príncipe Farouk), viram um passeio dos egípcios e a seguinte escalação da "Palestina/Eretz Israel". Todos eram judeus nascidos na Europa (os árabes que viviam na região da Palestina recusaram-se a participar).
Berger. Reznik, Fiedler, Zalman "Dzampa", Fuchs, Sukenik, Harlap.
Kraus, Kastenbaum, Haim Reich, Avraham Nudelmann.
O técnico da equipe era Shimon Ratner, conhecido com "Lumek", considerado um dos melhores jogadores da década de 20. Nascido em 1898 na Polônia, "Lumek" logo mudou-se para a Áustria e, anos mais tarde, tornou-se destaque da equipe do Hakoach Vienna.
Para ler mais sobre essa disputa contra o Egito (em inglês), clique aqui! O texto se chama "How Egypt doubly thrashed Israel in a World Cup play-off", escrito pelo jornalista Asher Goldberg.
O Egito acabou indo à Copa do Mundo, na Itália, e foi eliminado rapidamente com uma derrota de 4 a 2 para a Hungria. Abaixo, a seleção egípcia que bateu o selecionado "Palestina/Eretz Israel" e foi à Copa (o jogo da volta das eliminatórias, em Tel-Aviv, terminou 4 a 1 para o Egito).

Antes de tudo isso, em 1931, um selecionado israelense que contava com jogadores ingleses já havia realizado alguns amistosos. É preciso lembrar que, nessa época, a região era governada por um Mandato Britânico.
Pequenos torneios internos foram realizados à partir de 1928. No primeiro deles, o Hapoel Tel-Aviv levantou, no campo, o primeiro troféu do país. Digo no campo, porque a competição foi decidida no tapetão.
No gramado, em 26 de Maio de 1928, o Hapoel Tel-Aviv venceu o extinto Macabi Hashmonai Yerushalaim por 2 a 0. O time de Jerusalém entrou com um recurso e, seis meses depois do troféu ficar passando de mãos em mãos, o representante britânico deu ganho de causa ao Macabi. A equipe do litoral havia entrado em campo com um jogador irregular.
Em 1932, foi realizado o primeiro campeonato nacional de futebol profissional em Eretz Israel. Com a participação de 9 equipes, incluindo o Macabi Tel-Aviv. Quem venceu? A equipe da polícia britânica. Um policial chamado Spacer foi o destaque do torneio...
Abaixo, uma foto da praia de Tel-Aviv, no início da década de 30.
