O primeiro gol da história da seleção israelense foi marcado por Shmulik Ben-Dror, empatando aquela partida contra os EUA ainda no primeiro tempo (no finzinho da primeira etapa, McLaughlin desempatou). Os arquivos apontam que 50 mil pessoas estiveram presentes no estádio, a maioria de judeus nova- iorquinos.
A escalação dos israelenses, treinada pelo já experiente técnico Egon Pollak.
Avraham Bendori - Israel Weiss, Shalom Shlomzon, Eli Fuchs, Avraham Felman "Buchka",
Bogdanov, Shimon Zimmermann ( Schwalb), Ernst Weinberger "Vermesh",
Shmulik Ben-Dror, Eliezer Spiegel, Yosef Mirmovich
Abaixo, o gol da seleção dos EUA que bateu a Inglaterra na Copa de 50, no Estádio Independência, em Belo Horizonte. Pouco mais de 10 mil pessoas compareceram ao acanhado estádio.
Essa foto foi usada durante anos por vários técnicos para mostrar que times modestos podem bater grandes equipes.

Querem agora uma história boa? Preparem-se...
Noite de 28 de Abril de 1948. Um destacamento de soldados da brigada Etzel, que lutava na Guerra de Independência de Israel, lançou um ataque à cidade árabe portuária de Yaffo. O veículo armado que conduzia o ataque tinha a bordo o soldado
Natan Pantz, a estrela do grande clássico disputado na última semana entre as duas equipes de Tel-Aviv (o Maccabi e o Hapoel).
Em algum ponto da cidade, Pantz armou a metralhadora e abriu fogo. Os ingleses que patrulhavam o local responderam. Pantz foi morto, junto com dois outros homens (Avraham Matarasso e Arie-Yisrael Yemini).
O jogo, realizado dois dias antes em Tel-Aviv, foi o último de Pantz com a camisa do Maccabi. Ele marcou o gol de empate e foi aclamado como o melhor em campo.Abaixo, Pantz entrando em campo.

Em 3 de Novembro de 2003, a estátua de um jogador de futebol foi erguida na rua Natan Pantz, em Yaffo (que mudou de nome em 1998, 50 anos após sua morte). Trata-se do próprio Pantz, dando uma bicicleta.
Pantz nasceu em 1917, na Rússia, e emigrou com a família para a Palestina logo aos três anos de idade. Aos 15, começou a jogar futebol e rapidamente destacou-se no Maccabi Tel-Aviv. Em 1943, embarcou numa excursão aos Estados Unidos, onde era o mais novo da equipe e ainda desconhecido.
Já na primeira partida, para um público de 45 mil pessoas, arrancou aplausos do público na goleada de 6 a 2 sobre um time local. Tornou-se capitão da equipe.
Sua carreira foi interrompida porque, como disse, havia ingressado como voluntário nas forças de batalha do Etzel. Se não tivesse caído, o atacante/soldado Pantz estaria certamente na equipe que jogou a primeira partida internacional de Israel, 9 meses depois, no Estados Unidos...

Para ler matéria do Sport5 (em hebraico, me desculpe), clique aqui!